O Castelo de Soutomaior localiza-se no Monte Viso, na província de Ponte Vedra, concelho de Soutomaior, paróquia de San Salvador de Soutomaior.
Tem uma posição dominante em relação ao território envolvente o que lhe permitiu, nos tempos da Galiza medieval, o controlo da passagem que ligava o litoral ao centro da Galiza.

O surgimento do castelo perde-se nos tempos. Há quem diga que já existia quando se deu a invasão mulçumana da Península Ibérica.
Ao que se supõe, no século XII, Paio Méndez Sorrelle, o primeiro a utilizar o apelido Soutomaior, teve interferência no surgimento deste castelo.

Dos Soutomaior destaca-se o cavaleiro feudal galego, Pedro Álvarez de Soutomaior, conhecido como Pedro Madruga (século XV).
Devido à Segunda Guerra Irmandinha na Galiza, Pedro Madruga refugia-se no norte de Portugal onde encontra apoios importantes da nobreza. Nessa altura casa-se com Teresa de Távora, filha de fidalgo português Álvaro de Távora.
Com apoio do rei português Afonso V e do seu sogro, Pedro Madruga organiza um exército numeroso de galegos e portugueses e invade o Sul da Galiza. De forma destemida e ousada chega a Santiago e ali derrota o exército inimigo, acabando com a guerra civil.

Galeria das Damas
